Nesta noite de sexta-feira, 16 de agosto aconteceu na Câmara Municipal de Lins, a sessão solene para entrega do titulo de "Cidadão Linense", para o ex-jogador Leivinha.
João Leiva Campos Filho (69) nasceu em 11 de setembro de 1949, no município de Novo Horizonte (SP). É filho de João Leiva Campos e Laine Farah Leiva. Veio morar em Lins com apenas 4 meses de vida e permaneceu no município até a adolescência.
Ainda muito jovem, aos 15 anos, assinou se primeiro contrato profissional com Clube Atlético Linense (CAL). Com um talento que o destacava de outros jogadores, não demorou para receber oportunidades na equipe principal.
Em razão das boas apresentações que se acumulavam a cada partida, Leivinha despertou o interesse da Associação Portuguesa de Desportos, sendo contratado por um valor significativo para aquela época.
Depois da Portuguesa, Leivinha se transferiu para o Palmeiras, onde conquistou vários títulos entre os anos de 1972 e 1974. Atuou como meia-direita e, até hoje, é considerado um dos maiores jogadores da história do time, com participação decisiva nas conquistas da época da chamada “Academia”. Diante dos belos gols marcados no Palmeiras, acabou sendo convocado pela Seleção Brasileira de Futebol. Vestindo a camisa canarinho, marcou o milésimo gol da seleção brasileira, em uma partida com placar de 5 a 1, favorável ao Brasil, tendo sido o seu gol o quarto da partida.
O sucesso de Levinha ultrapassou fronteiras. Em 1975, o jogador se transferiu para o ‘Atlético de Madri’ da Espanha, sendo lá também um ídolo para os torcedores. Retornou ao Brasil, onde em 1979, voltou aos gramados no São Paulo Futebol Clube. Ao encerrar sua brilhante carreira esportiva, foi empresário e comentarista de futebol. Sempre levando ao público sua admiração pelo Clube Atlético Linense e pela cidade de Lins.
Representando o Clube Atlético Linense, da esquerda para direita: Aleks Peurino, Leandro Asato, Leivinha, Nildo Ribeiro (Ex-presidente do Linense de 1976/1977) e Luis Fernando.